Pesquisar neste blogue

SIGA ESTE SITE:

Translate

VEJA O MEU BLOGUE PRIVADO:

SOBRE EMOÇÕES, LEIA MEU BLOGUE:

VEJA AGORA

VEJA AGORA

HOMENS versus MULHERES

Instituto da Inteligência concluiu um estudo sobre as diferenças cognitivas e comportamentais observadas em testes entre indivíduos do sexo masculino e indivíduos do sexo feminino. Para o efeito, cruzaram-se os dados de testes de cerca de 3 mil pessoas, maioritariamente crianças e adolescentes.

Este estudo pretendeu confirmar uma série de pesquisas que têm vindo a ser desenvolvidas em países como o Canada, os Estados Unidos e a Austrália sobre as diferenças cognitivas e comportamentais entre homens e mulheres que podem ser atribuídas a modos de funcionamento distintos do cérebro.

A tendência geral dos psicólogos é o de não considerarem essas diferenças por lhes parecerem irrelevantes, preferindo acreditar que elas resultam de influências culturais, educacionais e sociais. Mas se é verdade que a influência do meio tem um forte peso na modelagem de atitudes e comportamentos, também não é menos verdadeiro que os cérebros dos homens e das mulheres apresentam algumas diferenças anatómicas, morfológicas e funcionais que explicam as formas de perceber, tratar a informação, memorizar e agir entre os dois sexos. Essas diferenças observam-se desde muito cedo, esbatem-se um pouco a partir da adolescência e, de resto, mantêm-se até ao fim da vida.

O Instituto da Inteligência, onde se realizam, anualmente, milhares de exames cognitivos e de personalidade a indivíduos de todas as idades e de ambos os sexos avançou há vários anos com um estudo comparativo entre as diferenças de prestação em testes de percepção, memória, inteligência e personalidade tendo confirmado as conclusões dos estudos que noutros centros de investigação se têm feito sobre esta matéria.

Principais diferenças observadas:
HOMENS
São melhores do que as mulheres, em geral, nas seguintes actividades e domínios:- raciocínio matemático- visualização tridimensional- inteligência visuo-espacial- actividades físicas prolongadas- visão de detalhes- rapidez de dedução- pensamento abstracto e filosófico- memória espacial- empreendedorismo.

MULHERES
São melhores do que os homens, em geral, em:- operações de cálculo- fluência e habilidades verbais- concentração (são menos sujeitas a perturbações de hiperactividade com défice de atenção e a perturbações de impulsividade do que os homens)- orientação nocturna- pensamento indutivo- memória de curto prazo- persistência em tarefas complexas- memória verbal- discriminação de cores- rapidez perceptiva- destreza manual- leitura de expressões faciais das emoções.

Principais zonas do cérebro onde existem algumas diferenças que podem serresponsáveis pelas diferenças atrás citadas:
- hemisfério esquerdo- hemisfério direito- área de Broca (envolvida na linguagem)- amígdala cerebral- gânglios basais- corpo caloso- lobos frontais- lobo parietal- lobo temporal- hipocampo- tálamo.

Que interesse prático existe em conhecermos estas diferenças? Muitas. Poderemos ajudar melhor as escolas a definirem estratégias que possam facilitar as aprendizagens e, ao mesmo tempo, os pais a perceberem melhor por que rapazes e raparigas revelam atitudes e comportamentos diferentes em certas situações (para cada 5 rapazes hiperactivos há apenas uma rapariga, por exemplo).

Também ao nível do recrutamento e da gestão de recursos humanos, as empresas podem melhorar o empreendedorismo, a criatividade e a produtividade se conhecerem melhor (mais cientificamente) cada um dos sexos e assim promoverem melhor ambiente de trabalho e melhores resultados para todas as partes interessadas (colaboradores e gestores).