Pesquisar neste blogue

SIGA ESTE SITE:

Translate

VEJA O MEU BLOGUE PRIVADO:

SOBRE EMOÇÕES, LEIA MEU BLOGUE:

VEJA AGORA

VEJA AGORA

Dinâmica da Espiral

(clique sobre a imagem para ampliar)

A psicologia integral ambiciona entender a pessoa humana de forma global interessando-se pelas suas várias dimensões: biológica, mental, social e espiritual.
A psicologia, no seu esforço de adoptar um atitude científica respeitável, perdeu a visão da essência do que estava inicialmente à procura. Foi estudando de forma separada os comportamentos, emoções, motivações, impulsos e a inteligência como se funcionassem de maneira autónoma.
Na verdade, a psicologia surgiu como uma ramo da filosofia para estudar a psique. Como afirma Ken Wilber, as raizes da psicologia assentam nas profundezas da alma e do espírito humnano. A psicologia integral, não sendo um regresso passado, apresenta-se num estádio avançado da psicologia humanista.
Autores como Ken Wilber e Viktor Frankl propoem então uma visão integral da disciplina. Ambos esforçaram-se por integrar as diferenes visões que existem na psicologia ambicionando criar um todo harmonioso do conhecimento sobre o ser humano. Assim, a psicologia integral procura ter em conta todos os factores em jogo na realidade da pessoa humana: o somático, o psíquico, o espiritual e os aspectos culturais e sociais.Para Frankl, o espiritual seria a realidade mais autêntica da pessoa e que põe em jogo a liberdade e a responsabilidade pessoal. Wilber, por sua vez, admite a possibilidade de integrar os diferentes níveis da psique desde o subconsciente ao autoconsciente e daí para o supraconsciente ou dimensão espiritual para assim abarcar de forma o mais completa possível a consciência. A harmonização das diferentes dimensões é a única maneira de permitir o desenvolvimento equilibrado da pessoa.
Ken Wilber consegue descrever a realidade humana em 4 quadrantes: a que mostra o Eu Individual, a que revela o Exterior Individual (os comportamentos observados), o que revela o Nós (a cultura da nossa vivência com o mundo) e o Exterior Colectivo (os comportamentos observados desde o exterior para o conjunto da humanidade). A evolução se dará então através de diferentes níveis que vão atravessando o Eu e as suas subpersonalidades e dimensões (moral, afectivo, identidade, cognição, criatividade, etc., e que podem seguir percursos independentes).Existirão então 9 níveis possíveis de evolução havendo 3 níveis prévios anteriores à formação da personalidade e 3 níveis posteriores à personalidade, por conseguinte, transpessoais. Em cada um dos níveis de desenvolvimento, o ser humano tem uma visão diferente do mundo e que se vai aprofundando e ampliando à medida que a pessoa evolui.