Pesquisar neste blogue

SIGA ESTE SITE:

Translate

VEJA O MEU BLOGUE PRIVADO:

SOBRE EMOÇÕES, LEIA MEU BLOGUE:

VEJA AGORA

VEJA AGORA

CÉREBRO ESTIMULADO, MENTE DESENVOLVIDA

O treino mental tem cada vez mais defensores, a começar pelos cientistas que trabalham no sector. Graças à colaboração da SharpBrains, recolhi uma série de depoimentos e entrevistas sobre este tema. 

"Actualmente, graças a técnicas de neuroimagem estamos a compreender o impacto que as nossas acções têm em partes específicas do cérebro" - escreve o Dr. Judith S. Beck, Director do Beck Institute for Cognitive Therapy and Research e autor de The Beck Diet Solution: Train Your Brain to Think Like a Thin Person.

Aprender é uma coisa física. Aprender significa modificar, fazer crescer e espalhar as ligações dos neurónios através da experiência. Quando o fazemos estamos a cultivar as nossas redes neurais". Quem o diz é o Dr. James Zull, Professor de Biologia e Bioquímica na Case Western University.

“Exercitando os nossos cérebros sistematicamente é tão importante como exercitar os nossos corpos. Na minha experiência, o termo "Use-o ou deixe-o" passou a ser "Use o cérebro e tenha mais cérebro"- afirma o Dr. Elkhonon Goldberg, neuropsicólogo, professor de Neurologia Clínica na New York University School of Medicine, e antigo disciplo do grande neuropsicólogo russo Alexander Luria.

O que a pesquisa tem revelado é que a cognição ou aquilo que nós chamamos de pensamento e desempenho (mental) é realmente um conjunto de capacidades que nós podemos sistematicamente treinar" - afirma o Dr. Daniel Gopher, director do Research Center for Work Safety and Human Engineering no Technion Institute of Science.

Indivíduos que levam uma vida mentalmente activa através da educação, das ocupações e das actividades de tempos livres reduzem o risco de desenvolver os sintomas da doença de Alzheimer. Os estudos sugerem que eles correm 35% a 45% menos riscos de manifestarem aquela doença". Quem o afirma é o Dr. Yaakov Stern, Division Leader da Cognitive Neuroscience Division no Sergievsky Center do College of Physicians and Surgeons na Columbia University, New York.

"Nós mostrámos que a chamada memória de trabalho pode ser melhorada através do treino...Eu creio que estamos no início de uma nova era de treino computarizado para uma ampla gama de aplicações cerebrais" - diz o Dr. Torkel Klingberg, Director do Developmental Cognitive Neuroscience Lab no Karolinska Institute. Ler em (Full Interview Notes).

Treinar é muito importante: o controlo da atenção é uma das últimas capacidades que surgem durante o desenvolvimento do cérebro. Saber isto é importante para dois campos muito específicos: os desportos profissionais e o treino militar"- escreve o professor Bradley Gibson, Director do Perception and Attention Lab na University of Notre Dame.


"O treino cognitivo assenta em permissas sólidas e alguns programas apresentam já resultados muito promissores. Dos mais entusiásticos destaco o neurofeedback que entre outros benefícios pode actuar no treino da memória de trabalho" - afirmação do professor David Rabiner, Senior Research Scientist e Director of Psychology and Neuroscience Undergraduate Studies na Duke University.