Pesquisar neste blogue

SIGA ESTE SITE:

Translate

VEJA O MEU BLOGUE PRIVADO:

SOBRE EMOÇÕES, LEIA MEU BLOGUE:

VEJA AGORA

VEJA AGORA

DA PSICOLOGIA POSITIVA À INTELIGÊNCIA POSITIVA

Segundo um estudo que se considera credível (Seligman, 2004), mais de 90% de pessoas consideradas felizes ultrapassam os 80 anos, enquanto menos de 34% de pessoas infelizes chegam a esta idade, já que, as pessoas felizes têm em comum, hábitos de vida mais saudáveis, pressão arterial mais baixa e sistema imunológico mais activo que as infelizes.

Ora bem, este é o tema central da Psicologia Positiva, a qual se caracteriza como um revolucionário movimento da actual psicologia. Ela ajuda a entender e a promover os sentimentos e as emoções positivas, a desenvolver a força e o vigor pessoal, os níveis sustentáveis de alegria, a gratificação e os significados autênticos nas nossas vidas.

A Psicologia Positiva não deve ser confundida com o que se escreve habitualmente na maioria dos livros de auto-ajuda existentes no mercado. Muitos deles são escritos por pessoas sem qualquer formação na área da psicologia e muito menos são cientistas que se debruçaram sobre aquilo que escrevem. Por outro lado, muitos autores de auto-ajuda limitam-se a debitar banalidades, ideias do senso comum e a repetir, por outras palavras, chavões que ajudam a vender os seus livros.

Os novos conhecimentos da Biologia Comportamental bem como da Psicologia Científica têm um papel importante no estudo da Psicologia Positiva.

Por exemplo, o investigador e biólogo comportamental Paul Martin, formado em Cambridge, autor de um dos melhores livros sobre a matéria, alerta para um facto nem sempre percebido: a felicidade reside na mente, sendo que as estruturas básicas da felicidade são moldadas pelas nossas experiências, atitudes e maneiras de pensar.

Assim, a investigação científica nesta área sugere cada vez mais que a felicidade está mais próxima de uma competência que podes ser adquirida.

Inteligência Positiva

Em 2012, o coach e investigador Shirzad Chamine, propôs a teoria da Inteligência Positiva apresentando-a como "o novo quociente de inteligência" acrescido de um método para combater as armadilhas mentais que impedem as pessoas de poderem usufruir de mais bem-estar e felicidade.

No livro Inteligência Positiva, Shirzad Chamine, presidente de uma das maiores organizações de treino de coaches do mundo, representa um novo passo na identificação de como o equilíbrio emocional é determinante na maioria das tentativas para melhorar a vida pessoal e profissional. O autor afirma que apenas 20% das equipes e dos indivíduos alcançam seu verdadeiro potencial e atribui ao processo de sabotagem da mente humana a causa de grande parte dos fracassos.

Shirzad parte da premissa que a mente humana é a melhor aliada de cada indivíduo e, paradoxalmente, também a pior inimiga. Os sabotadores internos estão sempre em atividade, mas é possível identificá-los e assim enfraquecê-los, melhorando significativamente a ação do cérebro a favor do indivíduo.

Para medir o fenômeno, Shirzad desenvolveu o conceito de inteligência positiva (QP na sigla em inglês), que avalia a porcentagem do tempo em que a mente humana atua como aliada e não como sabotadora.  Tal medida fornece a resposta para questionamentos diversos, como, por exemplo, por que quase todas as resoluções de ano-novo são deixadas de lado, ou ainda por que alguém sucumbe a velhos hábitos notoriamente prejudiciais.

Com técnicas e ferramentas inovadoras, Inteligência positiva combina conhecimentos da neurociência, psicologia positiva, ciência organizacional e liderança para desenvolver e alcançar o potencial máximo tanto para o sucesso profissional como para a realização pessoal.

No livro, o autor busca identificar os principais sabotadores e como dominá-los. Entre os mais comuns estão o Crítico, o Controlador, a Vítima, o Hiper-realizador e o Prestativo. Aponta ainda como medir a pontuação do quociente de inteligência positiva (QP) de uma equipe e de si mesmo e como estabelecer o ponto de virada para o desempenho máximo, aumentando-o consideravelmente em apenas 21 dias.

Apresenta técnicas para desenvolver novos “músculos” cerebrais na execução de tarefas rotineiras. E, por fim, ensina como aplicar ferramentas para fortalecer equipes, controlar o excesso de trabalho, trabalhar com pessoas “difíceis”, melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e reduzir o stresse.

Segundo Shirzad, os chamados sabotadores são um fenómeno universal. A questão, aponta o autor, não é identificar a existência deles, mas de que modo se manifestam e em que intensidade. Shirzad defende ainda que a inteligência positiva ajuda a encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, na construção de equipes mais eficazes, na resolução de problemas complexos, na descoberta de propósito para a vida, nos cuidados com a saúde, na criação de filhos, na gestão de stresse, entre outras questões que afligem a todos.

Inteligência Positiva, fonte Editora Objetiva (Brasil)