Pesquisar neste blogue

SIGA ESTE SITE:

Translate

VEJA O MEU BLOGUE PRIVADO:

SOBRE EMOÇÕES, LEIA MEU BLOGUE:

VEJA AGORA

VEJA AGORA

PROCESSOS MENTAIS E ENVELHECIMENTO


Com o avançar da idade, o nosso organismo desgasta-se. A esse processo chamamos envelhecimento. O envelhecimento, porém, não é um fenómeno uniforme e regular. Não é uniforme porque o corpo não envelhece todo ele ao mesmo ritmo. E não é regular porque cada órgão e cada sistema - nervoso, imunitário, digestivo, respiratório, etc. - envelhecem de forma muito própria. Podemos ter o coração em excelente forma e a pele envelhecida. Podemos ouvir menos mas ter um raciocínio jovem. Podemos ter uma excelente memória para algumas coisas e ter dificuldade noutras. Não é um jogo do acaso mas o resultado da forma como governamos a nossa vida.

Sentados num sofá morreremos de doença 10 a 15 anos antes do prazo de tempo que poderíamos viver saudavelmente. Tudo se resume a escolhas e comportamentos.

Por isso, processos psicológicos têm um enorme poder sobre a saúde do organismo e muito em especial a do cérebro pois ele está ligado a todo o corpo - e em especial ao sistema imunitário - através de muitos milhões de células do sistema nervoso. 

Assim, uma mente aberta, positiva, esperançosa e activa espalha energia por todo o corpo e beneficia o próprio cérebro.

O envelhecimento deixa então de ser uma fatalidade para se tornar num tempo de novas vivências e novos desafios. Isso vai também reduzir ou eliminar os sentimentos de solidão, depressão e angústia tantas vezes associados ao envelhecimento. E porque as emoções não envelhecem podemos então descobrir novas alegrias e motivos para viver mais e melhor.

Um último alerta: a prevenção dos problemas que o envelhecimento traz deve começar muitos anos anos, na própria infância e adolescência.